Aéroportos serão alvo de mega investimento
Sessenta e quatro aeroportos dos quatro estados da região Sudeste do Brasil vão receber investimentos de um bilhão e seiscentos e vinte e cinco milhões de reais do governo federal. O estado de Minas Gerais é o que vai ter o maior número de terminais atendidos, 33 no total. São Paulo, 19, Rio de Janeiro, 9, e o Espírito Santo, 4, completam a lista.
O objetivo é melhorar a infraestrutura oferecida e ampliar o acesso da população ao transporte aéreo. Para isso, o governo vai dar incentivos à aviação regional, como a isenção de tarifas nos aeroportos do interior com movimentação inferior a um milhão de passageiros por ano. Também será dado um subsídio às passagens aéreas em vôos de aeroportos regionais. O secretário de transportes e obras públicas do Espírito Santo, Fábio Damasceno, afirma que os investimentos vão impulsionar a economia e melhorar a aviação no país.
"A importância do aeroporto regional é descentralizar a economia, levar desenvolvimento principalmente às cidades do interior do estado e, é claro, desenvolver a aviação regional do Brasil como um todo, que tanto cresce ao longo dos anos e que precisa ser incentivada. E com esse incentivo, com esses recursos vindo, com certeza em breve nós vamos ter aeroportos estruturados e vai crescer muito a aviação regional do Brasil como um todo."
Ao todo, 270 aeroportos regionais do país vão receber investimentos de R$ 7,3 bilhõesis do governo federal. O plano integra o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2. De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, os investimentos vão melhorar os serviços e baratear os custos das passagens.
"Tudo isso nós queremos que aconteça no Brasil para que a gente assegure uma oferta de qualidade nesse serviço, que atenda a nossa demanda e que esteja também da forma como ela for operada, que amplie a oportunidade de negócios. Porque acreditamos que a única forma de você ter de fato uma redução significativa de custos, de tarifas, enfim, uma maior eficiência, é aumentando a competição dentro desse setor."
O governo também anunciou a concessão dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais. O edital de concessão deve ser publicado em agosto de 2013 e o leilão deve ser feito em setembro.
FONTE: Da Agência do Rádio, Com a colaboração de Silaine Bohry e reportagem de Raíssa Gomes.